Projetos realizados e pendentes
De acordo com a sua atribuição o INBC, tem sido chamado no resgate da Vida Selvagem, com a principal ocorrência para espécies de crocodilos e chimpazés que normalmente são transladados na sua zona de ocorrência natural.
No âmbito da materialização do projecto Transfronteiriço Okavango-Zambeze (KAZA-ATFC), o INBC tem recebido capacitação técnicas para abordagem em matéria de crimes da vida selvagem, acompanhamento e mobilidade dos Elefantes, Girafas, Leão, Bufalos entre outros, bem como o desenvolvimento de projectos de capacitação técnica em agricultura de conservação e de projectos agro-ecologicos
O censo animal no Parque Nacional do Luengué Luiana teve o seu inicio em 2018, nas áreas ribeirinha do Kwandu, considerada como coração do Parque, onde a vida selvagem é bastante crescente, no centro da Boa Fé em 2018, e as demais edições aconteceram no no Posto do Romeo-1 em 2019, 2020 e 2021 respectivamente. O metodo usado foi por veículo - contagens de faixas de rodagem.
Meta: estabelecer e gerir eficazmente uma rede de áreas protegidas para preservar amostras representativas da biodiversidade única de Angola.