Home /  Documentos /  ebsas

EBSAS

No âmbito dos esforços globais para a conservação da natureza, habitats, ecossistemas,organismos vivos e biodiversidade, a identificação das EBSAs é uma ferramenta bastante útil para a criação e desenvolvimentos de medidas de conservação. Apesar das EBSAs não serem recomendações específicas para implementar medidas de gestão ou restrições às actividades humanas em áreas marinhas protegidas (AMP’s), estas áreas disponibilizam informação valiosa, permitem uma avaliação da vulnerabilidade, identificando e determinando as necessidades de gestão e opções da EBSA (nacional ou transfronteiriça).

A costa angolana estende-se por aproximadamente 1650 km. Sete províncias estão localizadas ao longo da costa, Cabinda, Zaire, Bengo, Luanda, Cuanza-Sul, Benguela e Namibe, contemplando oito grandes cidades: Cabinda, Soyo, Luanda, Sumbe, Lobito, Benguela, Namibe e Tômbwa. Diversos elementos geomorfológicos litorais são observados, como as ilhas de Luanda e Mussulo, baía dos Tigres, praias, dunas costeiras áridas, arribas, mangais.

A costa apresenta uma grande diversidade de habitats para a flora e fauna tal como áreas de berçário e nidificação para diversas espécies, esta última de importância ecológica para aves, peixes, crustáceos e tartarugas marinhas. Para além da sua importância a nível biológico e ecológico, apresenta igualmente importância e potencialidades turísticas elevadas e económicas, nomeadamente em Luanda, Benguela, Baía Azul e Cabo Ledo, etc.