No quadro do Programa de Monitorização da Biodiversidade, e após relato de presença de Pacaças nas Comunidades, o INBAC, realizou um programa de monitorização e mitigação de conflitos homem-Pacaça na Província do Uíge, no município da Damba, num período de 4 dias. A Equipa multissetorial composta pelo INBAC, Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários e a Direcção Municipal de Infraestrutura, Ordenamento do Território, Habitação, Ambiente e Equipamentos Urbanos esteve presente no Município de 10 a 14 de Dezembro.
O principal objetivo do programa foi identificar e monitorar a presença da Pacaça, através de combinação de técnicas complementares, entrevistas diretas e indirectas sobre observações da Pacaça(Syncerus Caffer Nanus) e fotos feitas apartir de câmeras trup, nas Comunidades de Nkusso Mpete, Nkamatambu, Nsosso, Madimba e Paza.
Como resultado da auscultação, foi constatado que as comunidades têm encontrado as pacaças, algumas vezes em suas próprias lavras e outras pelos percursos que têm feito, em alguns casos, têm causado alguns danos. As comunidades também relataram perda das suas produções devido a invasão das pacaças nas lavras. As comunidades também foram sensibilizadas no cuidado a ter nas acções praticadas, pois as mesmas podem atrair a presença dos animais.
Pela comunidade nada foi feito, apenas têm evitado os encontros com as pacaças. O programa de monitoramento resulta da preocupação do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários em reportar ao INBAC sobre a situação que as comunidades têm passado. Portanto, como recomendação ficou o alerta no que toca as queimadas e abate dos animais.