O Grupo de Trabalho, liderado pelo Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação-INBAC em parceria com a UNESCO, realizou na passada quinta-feira 17 de Outubro, a apresentação do Projecto de Criação da Reserva da Biosfera a Administração Municipal da Quiçama, Autoridades Tradicionais, Religiosas, Culturais e aos munícipes da Quiçama. No encontro foi mencionado os benefícios que o Projecto trará ao município, com destaque na promoção cultural, que resultará num desenvolvimento socio-económico do Município.
Durante a visita de Trabalho, a equipa técnica visitou a Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Muxima e Fortaleza da Muxima, com o objectivo de compreender o maior centro de turismo religioso de Angola.
As autoridades tradicionais, mencionaram as potencialidades possuídas pelo Município da Quiçama, além do Parque Nacional com o mesmo nome. O município possui um grande musaico cultural que precisa ser exposto para o mundo, de formas a promover os hábitos e os costumes. As autoridades locais, tradicionais e religiosa, manifestaram o interesse em apoiar o projecto de criação da Reserva, emitindo uma Declaração de Apoio ao referido projecto.
O processo para a criação da primeira Reserva da Biosfera em Angola, teve início no passado mês de junho de 2024, quando Sua Excelência Vice-Presidente de Angola manifestou ao Director Geral da UNESCO o interesse de Angola em reforçar a cooperação com a UNESCO, para além da tradicional Bienal de Luanda para a Cultura da Paz. Em particular, mencionou as prioridades de Angola no domínio das ciências naturais e dos oceanos. Estas incluem a conservação da biodiversidade e a implementação de mecanismos de financiamento verde e azul, para os quais as reservas da biosfera são um impulso. Mencionando também os esforços do Governo angolano para criar Áreas de Conservação, passando de 12,6% para 17% do território nacional. Nesta mesma senda, a Sua Excelência Vice-Presidente da República de Angola, solicitou o apoio da UNESCO para a criação da primeira Reserva da Biosfera do país até 2025, altura em que se celebrará o Cinquentenário da independência de Angola.
Para a efectivação do processo de criação da Reserva, foi criado o grupo técnico de trabalho, coordenado pelo INBAC, está constituído por distintos Departamentos Ministeriais, Comissão Nacional para UNESCO. Durante o passado mês de Julho, realizou-se o Workshop de Treinamento, sobre o processo de criação da Reserva da Biosfera, seguiu-se a auscultação das comunidades locais de Binge, Gongilo, Mulemba, Boa Esperança, Mucolo, Gombe, Cahululo, Soba Muxima, Bairro Sete e Kawa-1. Onde foi recomendado ao grupo de trabalho a extenção do processo de auscultação a todo o território do Município da Quiçama.
INBAC Forte: Melhor Conservação para Biodiversidade