A Ministra do Ambiente, Ana Paula Pereira, recebeu oficialmente do Representante da ONG Elephant Without Borders (EWB), Mike Chase, o Relatório de operação de colocação de coleiras, munidos de sistema de localização (gps), a 15 elefantes do Parque Nacional do Luengue-Luiana.
Esta operação que se decorreu de 21-25 do mês de Setembro, envolveu especialistas e Fiscais do INBAC, em estreita colaboração com a equipa do EWB, no Bico de Angola. Durante 5 dias, foram seguidas várias manadas de elefantes, tendo como objectivo principal a colocação de coleira em pelo menos um dos integrantes do grupo, com maior preferência para a matriarca.
Esta operação enquadra-se num vasto Projecto de parceria entre o INBAC e o EWB, que tem como meta o conhecimento da dinâmica das populações dos elefantes e outros grandes mamíferos dos Parques Nacionais do Luengue-Luiana e da Mavinga. Os resultados obtidos vão poder ajudar na compreensão das rotas de migrações, o que vai permitir ao INBAC melhorar significativamente a sua capacidade de fiscalização e evitar o máximo possível os conflitos homem-elefante.
No sentido de assegurar o monitoramento em tempo real dos elefantes com coleiras, o INBAC e o Dr. Mike Chase, que deve se assinalar é um dos maiores especialistas de elefantes a nível mundial, realizaram uma sessão de capacitação de Fiscais do Parque Nacional do Luengue-Luiana e de alguns técnicos do Instituto que vão fazer o monitoramento a partir da Sala das Operações do INBAC. Os Fiscais, entusiasmados com o uso de ferramentas modernas na sua actividade de fiscalização da vida selvagem, empenharam-se totalmente e partilharam com os especialistas presentes na sala, a sua experiência do terreno.
De acordo com a recomendação da Senhora Ministra do Ambiente, a organização Elephant Withouts Bouders, comprometeu-se em continuar a colaborar com INBAC, bem como estender o Projecto, com a realização de um censo aéreo dos elefantes todos os anos, com o objetivo de estimar o seu número aproximado nos Parques Nacionais do Luengue-Luiana e Mavinga.
A médio prazo, o Projecto de monitoramento de elefantes nos Parques Nacionais do Luengue-Luiana e da Mavinga, que vai se estender também a outros grandes mamíferos, vai permitir a identificação e protecção dos corredores de migração, iniciativas de mitigação de conflitos homem-elefante, aumentar a capacidade operacional das equipas de fiscalização no terreno, bem como a formação dos especialistas nacionais em matéria de conservação da biodiversidade.