O Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação, realizou nos dia 9 e 10 do corrente mês, uma Expedição ao Parque Nacional da Quiçama, com o objectivo de monitorar a existência de populações viáveis de Pacaça Syncerus Caffer no interior do Parque, na comuna do Mubondo. Participaram da expedição o Director-geral do INBAC, Miguel Xavier, o Administrador do Parque Nacional da Quiçama Agostinho Gabriel, Técnicos do INBAC, Fiscais do Parque da Quiçama, Mavinga e Luengu-Luiana.
O Parque Nacional da Quiçama, dista a 71 Km da Capital de Luanda, é limitado pelo rio Kwanza até a povoação da Muxima, foi criado para a protecção exclusiva da Pacaça. As pacaças, que são o símbolo da Quiçama, eram abundantes no Parque, com uma população estimada em 6000 (Huntley 2017). Possivelmente, essa população de pacaças pode ter se constituído nos anos 70, sendo na altura considerada como a mais numerosa em qualquer área protegida em África.
Relatos que uma grande população ainda habita no sudoeste do Parque na comunidade de Mumbondo, daí a necessidade da sua localização para monitoramento e preservação.
"INBAC FORTE: Para melhor conservação da Biodiversidade"