O Governo Angolano tem feito esforços para a criação de novas áreas protegidas, passando de 12,6% para 17% das áreas protegidas nacionais, A Vice-Presidente de Angola Dra. Esperança Costa, solicitou o apoio da UNESCO para a criação da primeira Reserva da Biosfera do País até 2025, altura em que se celebra o quinquagésimo aniversário da independência de Angola. É neste âmbito que a UNESCO enviou uma Missão de Assistência Técnica que realizou de 23 a 24 de Julho o Workshop sobre: Técnica para a criação da primeira Reserva da Biosfera de Angola, na sede do INBAC, cujos Objectivos foram:
Angola não possui actualmente quaisquer reservas da biosfera, embora esteja repleta de sítios naturais excepcionais. O país possui 14 áreas protegidas que representam atualmente 12,6% da superfície nacional. Estas áreas protegidas incluem 9 Parques Nacionais, 1 Parque Regional e 4 Reservas Naturais.
Participam desta capacitação:
Membros do grupo interinstitucional de peritos:
Ainda no âmbito da criação da Primeira Reserva da Biosfera Em Angola, nos dias 25 e 26, o grupo técnico trabalho liderando pelo INBAC através do chefe de Departamento das Áreas de conservação Dr. Noé Pinto, deslocou - se às aldeias do Binje, Kawa 1,Gongilo, Mulemba, Boa Esperança, Micolo Galinda, Gombe, Bairro Sete e Muxima situadas no Parque da Quiçama, com o objectivo de realizar visitas de estudos, e levar informações sobre o projecto da criação da primeira reserva da Biosfera Em Angola que ocupará uma extensão do território local, ainda no decorrer das visitas, foi apresentado o projeto às comunidades, seus benefícios e quão fundamental é a participação dos mesmos para se atingir os objectivos preconizados. As comunidades também puderam expor as suas preocupações e mostram-se satisfeitos pelo projecto. No acto da visita, e em forma de agradecimento e respeito, a equipa não deixou de cumprir com os costumes locais e procedeu a oferta de bens alimentares e de higiene aos Líderes das Comunidades, acto que foi bem visto e passível de gratidão por parte dos beneficiados.
Aproveitando a presença no local, foi possível vislumbrar o que aquela área de conservação oferece, e o resultado da fiscalização dos bravos soldados da natureza (Fiscais), as espécies que habitam naquele território.INBAC forte, para melhor conservação da biodiversidade.