Nesta quinta feira (22 de Fevereiro de 2024), deu-se por concluída o processo de transferência do Leão enjaulado no restaurante Quedas D’ Huíla para uma fazenda nos Dembos, onde vai ser acompanhado por uma equipe especializada para a sua reabilitação e reintegração no seu habitat natural. Está acção foi levada acabo pelo Instituto Nacional da biodiversidade e Conservação (INBC) e seus parceiros, nomeadamente a Direcção provincial do Ambiente do Governo da Província da Huíla, Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), o Comando Policial da Comuna da Huíla, SIC Provincial e a Equipa de Veterinários da Associação Ambiental AngoFauna. De referir que a transladação do mesmo foi um sucesso. Esta operação foi feita com metodologia e fucionamento pautadas no bem estar do animal.
O INBC e seus parceiros vão reforçar os programas de Sensibilização a todos níveis para que episódios do género não se repitam. Aproveitamos a oportunidade para chamar a atenção que estes actos são puníveis por lei pois configuram-se em crimes contra o Ambiente.
De lembrar que o INBC tomou conhecimento da denúncia sobre o leão enjaulado na restaurante quedas d’água no último domingo, 18 do mês em curso.