O Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação( INBAC), representou Angola no Worshop Sobre o Planeamento da IV Fase de Financiamento do KFW ao KAZA, realizado na Cidade de Kasane em Botswana de 15 à 16 de Julho de 2025.
Neste encontro foi analisado as formas de mitigação dos riscos que de outra forma comprometeriam os investimentos e o trabalho realizado tanto para melhorar a sustentabilidade das áreas de conservação transfronteiriça do KAZA TFCA e ao fortalecimento das Instituições dos Estados membros, também esteve em análise o aprofundamento e expansão do envolvimento dos parceiros e outras partes interessadas e a sua sensibilização para a visão do KAZA.
Durante a discussão, o INBAC defendeu o suporte logístico e operacional para o Parque Nacional de Luengue Luiana e Mavinga, reafirmando desta forma o compromisso com a preservação das áreas de conservação, ao mesmo tempo que se elabora as Estrategias Regionais do Desenvolvimento Turístico, estratégia de financiamento sustentável e estratégia de economia baseada na vida selvagem.
Além de Angola, estiveram presentes representantes dos Países membros, nomeadamente: Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué.
Espera-se como resultado das propostas apresentadas, que as acções sejam elaboradas nas seguintes areas de interesse:
● Desenvolvimento e fortalecimento institucional
● Desenvolvimento e promoção do turismo transfronteiriço
● Combate ao crime contra a vida selvagem
● Conservação da biodiversidade
● Desenvolvimento socioeconômico/meios de subsistência.
INBAC FORTE melhor conservação para Biodiversidade