Home  /   Notíciais  /   Apresentado 1° Worshop sobre Programa de Conservação Angola 30x30

Apresentado 1° Worshop sobre Programa de Conservação Angola 30x30


Waheed Al Fazari

Foi realizado na última Quarta feira 14 de Maio de 2025 na Sede do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), O 1º Workshop de Apresentação do Programa de Conservação Angola 30x30, pela Mckinsey Campany, Empresa de Consultoria pertencente ao Consórcio SPACES, formado para apoiar 20 países do sul global na implementação do Quadro Global para a Biodiversidade (GBF)

O Programa de Conservação Angola 30x30, resulta de uma das recomendações do Acordo de Kuming-Montreal que prevê conservar de 30% do território até 2030. O Director Geral Miguel Xavier deu as boas vinda aos presentes no evento que contou com a presença de Sua Excia Ministra do Ambiente, Secretários de Estado do Ambiente e das Alterações Climáticas, Directores Nacionais, Chefes de Departamento, representantes do Ministério do Turismo, MINTTICS, Direcção Nacional da Floresta, Instituições de Ensino, Parceiros, Coordenadores dos Projectos do 6º 7º Ciclo do GEF. 

À Sua Excia Ministra do Ambiente recai a honra de proferir o Discurso de Abertura, destacando os avanços até agora obtidos na conservação dos ecossistemas existentes e nos desafios enfrentados. O alcance da meta 30x30 é um compromisso assumido pelo Governo de Angola, e que está a unir esforços para que as metas sejam alcançadas, a Ministra do ambiente não deixou de frisar a importância do trabalho conjunto, envolvendo outros sectores tratando-se de um problema transversal.

O workshop centrou-se na apresentação do Programa de transformação 30x30 em Angola, diagnóstico sobre a biodiversidade e conservação em Angola, apresentação dos pilares e iniciativas do programa, discussão e abordagens de implementação.

O Programa ora apresentado está assente em 4 objectivos, e foram destacadas as vantagens a serem obtidas com implementação do programa; seja económica, ambiental, empregos, conservação das espécies, Ajuda na reduzção do risco de doenças zoonóticas, entre outras.
Foi adoptada uma abordagem em Quatro etapas para impulsionar o sucesso da implementação.

Durante o debate foi possível colher contribuições que irão ajudar na criação de estratégia para a implementação do programa, avaliando os prós e contras. Foi unanime a ideia de que apesar de ser uma proposta ambiciosa, há preocupações sobre o impacto nas comunidades nativas e locais, que podem ser afetadas pela conversão de áreas em parques nacionais e reservas naturais.


No final do programa a Mckinsey Campany como resultados:
    Alinhamento em torno dos maiores desafios de conservação da natureza em Angola; 
    Programa holístico do GBF com intervenções de maior impacto para a conservação da biodiversidade de Angola; 
    Projeto detalhado de intervenção, planos de implementação, custos e casos de negócios; 
    Avaliação da necessidade de financiamento e identificação de mecanismos de financiamento, incluindo apoio para desbloquear financiamento Governação do programa operacional para progresso eficaz e acompanhamento do impacto;