O INBAC realizou em Luanda a 01 de Abril de 2025 o Workshop de Alinhamento das Acções do Projecto de Combate ao Comércio Ilegal da Vida Selvagem e ao Conflito Homem-Vida Selvagem no 6º Ciclo do GEF, o objectivo foi de discutir e alinhar as estratégias e acções para enfrentar os desafios relacionados à conservação da vida selvagem e a mitigação dos conflitos entre seres humanos e a vida selvagem.
O encontro ocorreu no Hotel Palmeiras e reuniu os principais parceiros de desenvolvimento incluindo os Governos das províncias em que o está a ser implementado, para discutir e alinhar estratégias face os desafios enfrentados pelo projecto no alcance das metas definidas. o Director Geral do INBAC Dr Miguel Xavier durante o discurso de abertura, destacou a importância dos vários sectores que intervêm para a realização do Projecto, se disponibilizarem a discutir que acções serão desenvolvidas para que seja alcançado os objectivos previstos.
Na sua apresentação o Coordenador do Projecto Dr Aristófanes Pontes, destacou as principais barreiras para combater adequadamente a caça furtiva, o Comércio Ilegal de Vida Selvagem e a degradação do habitat em Angola, e estas se assentam em torno da: Legislativa, Orçamental e envolvimento das comunidades na vida selvagem.
A participação dos convidados foi fundamental para fortalecer a colaboração entre as diversas instituições presentes, tendo em conta a abrangência do referido Projecto. A troca de experiências e conhecimentos possibilitou uma interação integrativa nas discussões, resultando na recolha de contributo para redirecionar o projecto, identificar com que acções as suas Instituições devem devem contribuir, firmar compromisso activo na realização das acções correspondente a cada sector.
O objectivo do projecto é prevenir a extinção de espécies terrestres, combatendo o comércio ilegal de vida selvagem e reduzir os conflitos entre humanos e animais selvagens em Angola. Para tal, o objectivo será alcançado através da implementação integrada das quatro estratégias do projecto também conhecidas por Componentes.
#INBAC