Home  /   Notíciais  /   INBAC PARTICIPA DE WORKSHOP SOBRE PLANEAMENTO INTEGRADO DO USO DO SOLO EM BOTSWANA

INBAC PARTICIPA DE WORKSHOP SOBRE PLANEAMENTO INTEGRADO DO USO DO SOLO EM BOTSWANA


Waheed Al Fazari

O Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), em representação do ministério do Ministério do Ambiente, está a participar do workshop sobre Planeamento Integrado do Uso do Solo e Formação sobre Sistema de Apoio à Decisão. O evento acontece de 1 a 3 de abril na cidade de Kasane, República de Botswana.

O workshop tem como principal objectivo avaliar a situação dos países membros em relação ao uso do solo na região. A iniciativa insere-se no contexto do Kavango-Zambezi Transfrontier Conservation Area (KAZA), um programa que visa promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais em uma das maiores áreas de conservação transfronteiriça do mundo.

Os países participantes do evento incluem Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. A presença de representantes de cada nação reforça o compromisso regional com o desenvolvimento sustentável e a gestão responsável dos recursos naturais.

A participação de Angola neste evento reforça a importância da cooperação regional para o aprimoramento das políticas de uso do solo. A troca de experiências e conhecimentos entre os países envolvidos contribuirá para o fortalecimento das estratégias de gestão territorial, alinhadas com as necessidades e desafios locais.

Na sua apresentação Angola destacou as várias actividades que estão sendo desenvolvidas à nivel dos Parques Nacionais de Mavinga e Luengue Luiana como parte da região, de modos que os dados possam constar nas questões  de uso sustentável dos recursos naturais e patrimoniais e culturais do seu território de salvaguarda ambiental com os Governos, comunidades locais e ONG's. Ao integrar discussões estratégicas e compartilhar boas práticas, Angola reafirma seu compromisso com a conservação ambiental e a implementação de políticas eficazes para o uso sustentável dos recursos naturais na região do KAZA. Esse envolvimento é essencial para garantir um futuro mais equilibrado e sustentável para as populações e ecossistemas da região.