O Parque Nacional do Iona estabelecido como Parque Nacional de caça por portaria nº 2421, de 2/10/37, passou a situação de Reserva de caça de Namibe Moçâmedes, com alterações dos limites, por portaria 4880, de 6/09/44.
RELATÓRIO DO ESTADO ACTUAL DO PARQUE NACIONAL DO IONA
O Parque Nacional do Iona estabelecido como Parque Nacional de caça por portaria nº 2421, de 2/10/37, passou a situação de Reserva de caça de Namibe Moçâmedes, com alterações dos limites, por portaria 4880, de 6/09/44. Elevado a condição de Parque Nacional de Porto Alexandre pelo Diploma Legislativo 2873, de 11/12/57 passou a ser designado por Parque Nacional do Iona, com alteração de limites pelo Diploma Legislativo nº 3524, de 26/12/64. Desanexado 90 km2 do arredor da cidade de Porto Alexandre por portaria 516, de 17/8/73.
Localização: O Parque Nacional do Iona localiza-se no Sudoeste de Angola, à cerca de 200 km da cidade do Namibe, entre o Oceano Atlântico e os rios Cunene e Curoca e ocupa uma área de 15.150 km2. O mesmo encontra-se limitado a Norte pelo rio curoca, a sul pelo rio Cunene (que faz fronteira com a Namíbia); a Oeste pelos rios Cunene e Curoca e a Leste pelo rio dos Elefantes. Características Biológicas Flora: Formação de esteróides, sub litoral, arbustivas e herbosas, de ciclo vegetativo copophos, permum, aristida, schimiditia, setaria, “estepes” litorais, ralas descontínuas, de ciclo vegetativo efémero, com aristida, cissua, salvadora, e povoamento de welwitschia. Fauna: Mamíferos de grande porte, mabeco, hiena malhada, hiena castanha, portelo, leopardo, chita, elefante, zebra-da-planicie, zebra-de-montanha, Órix (guelengue), Impala de face preta, Cabra de leque, punja, Conca e Chine e Cabra de leque. Características Geográficas Altitude: mínimo nível do mar, máxima 2040 m: Topografia: Dunas desérticas, extensas planícies, montanhas agrestes e escarpadas. Hidrografia: Rios: Cunene permanente, Curoca Intermitente; Lagos: grandes lagos sobre o Curoca; Zonas alagadas: pequena zona pantanosa na foz do Cunene. Clima: Estação meteorológica mais próxima: Tômbwa no limite Norte; Temperatura: Media anual 20, 1 º C; mês mais frio Junho(16,4º C); mês mais quente Marco (23,9º C) Precipitação: anual 13 mm; dias de precipitação.
O potencial turístico do Parque Nacional do Iona, é logo evidenciado pelas suas fronteiras naturais, sua localização e por suas únicas condições ecológicas.A província do Namibe em especial o Parque Nacional do Iona tem como principais atractivos turísticos os seguintes: espécies de grande importância como a Welwitschia Mirabilis e Órix são duas grandes espécies da fauna e da flora selvagem; O extenso deserto litoral com dunas móveis com 5000 km2 do Namibe e a vasta costa litorânea de 150 km com golfos e estuários fluviais e alcalinizado que estende a parte costeira do Parque Nacional do Iona, essas com certeza que são umas das maiores atracções Turísticas do Parque e que atraem a atenção de muitos Turistas. Os pontos com maior fluxo de turistas são o Salojamba, Ponte Albina, Espinheira e Pediva, sendo que as actividades mais praticadas pelos turistas são o safari, campismo e o passeio aquático. Estas características supõe um atrativo para os turistas de todo o mundo, porém o desenvolvimento turístico ainda precisa de financiamento e investidores. Primeiramente é necessário criar condições e facilidades para apresentar o Parque como destino de ecoturismo, tais como:
O ecossistema do deserto apresenta umas características de grande atração para o ecoturismo, mais a dificuldade de acesso à água e a dureza climática pode restringir o acesso ao Parque de todas as pessoas. Objectivos da Criação do Parque Nacional do Iona O Parque Nacional do Iona tem como objectivo: