Estabelecido como reserva de caça (Reserva da Quiçama) por Portaria nº. 2620, de 16/4/38 (B.O.I Série nº. 16). Elevado a condição de Parque Nacional (P.N. da Quiçama) pelo Diploma Legislativo nº. 2873,de 11/12/57 (B.O.I Série nº. 50).
RELATÓRIO DO ESTADO ACTUAL DO PARQUE NACIONAL DA QUIÇAMA
Estatuto Legal:
Estabelecido como reserva de caça (Reserva da Quiçama) por Portaria nº. 2620, de 16/4/38 (B.O.I Série nº. 16). Elevado a condição de Parque Nacional (P.N. da Quiçama) pelo Diploma Legislativo nº. 2873, de 11/12/57 (B.O.I Série nº. 50).
Localização:
O Parque Nacional da Quiçama, localiza-se na Província de Luanda, a 71 km da capital, é limitado a Norte pelo o Rio Kwanza até a povoação da Muxima. È limitado a Leste pela estrada que parte da povoação da Muxima até ao encontro ao rio Longa e a Oeste pelo Oceano atlântico, que lhe fornece um litoral de cerca de 120 Km partindo da foz do Rio Kwanza até á foz do rio Longa. O parque tem uma extensão total de 9.960 Km2.
Características Geográficas
O Parque Nacional da Quiçama é gerido pelo o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiemte através do INBAC, conta com um total de 30 fiscais formados na escola Nacional de Catalangombe, no Municipio da Quiçama.
Potencial Turístico
O resort turístico de KAWA inaugurado em 2004, pelo Ex. Presidente da Republica Engº. José Eduardo dos Santos, ponto turístico em destaque do Parque Nacional da Quiçama com atracção imediata de todos que o visitam .
Objectivos da Criação do Parque Nacional da Quiçama
O Parque Nacional da Quiçama tem como objectivo:
Objectivos de Gestão
Recursos Humanos
O Parque Nacional da Quiçama está composto por uma equipa multidisciplinar distribuída no Parque num total de 30 e 4 guardas (os guardas não são assalariados) elementos sendo eles: