Originalmente criado como Reserva de Caça in 1938, como Reserva Parcial 1957 e proclamado como Parque Nacional em 1964. Os limites actuais foram definidos em 1972.
RELATÓRIO DO ESTADO ACTUAL DO PARQUE NACIONAL DO BICUAR
Estatuto Legal:
Estabelecido como reserva de caça (Reserva de Bicuar) por Portaria nº. 2620, de 16/4/38 (B.O.I Série nº. 16). Elevado a condição de (Reserva parcial de Bicuar) pelo Diploma Legislativo nº. 3527, de 26/12/64 (B.O.I Série nº. 137).
Localização:
O Parque Nacional do Bicuar, situado na Província de Huíla, a 165 km da cidade do Lubango, é limitado a Este pelo o Rio Cunene á Sudoeste entre o bioma de Brachystegia (miombo) e o pelo é caracterizado por ter um tipo de bosque seco, savanas com árvores e arbustos, chanas, estepes e algumas zonas húmidas. O parque tem uma extensão total de 7900 Km2.
Características Geográficas
O Parque Nacional do Bicuar é gerido pelo o Ministério do Ambiente através do INBC, conta com um total de 52 fiscais formados na escola Nacional de Catalangombe, no Município da Quiçama.
Potencial Turístico
Tem um espaço limpo reservado para resort turístico de que será o centro de atração do Parque
Objectivos da Criação do Parque Nacional do Bicuar
Objectivos de Gestão
Recursos Humanos
O Parque Nacional do Bicuar está composto por uma equipa multidisciplinar distribuída no Parque num total de 53 Elementos. distribuídos da seguinte forma: