Reserva do Ilhéu de Passáros

Reserva do Ilhéu de Passáros

O Ilhéu dos Pássaros é um espaço protegido que tem o estatuto de Reserva Natural Integral (considerada com categoria IV da UICN) criado pelo Decreto Provincial n°55 de 21/12/73. De acordo com este estatuto, toda e qualquer actividadeantropogênica é proibida neste espaço, só são permitidas actividades de caracteres científicos (IDF, 2004).

A reserva Integral do Ilhéus dos Pássaros foi estabelecida como reserva Natural Integral pelo Decreto Provincial nº 55 de 21/12/73 (B.0.I Série nº.297).A reserva Integral do  Ilhéus dos pássaros, tem uma superfície de 1,7 Km2 e situa-se na baia do Mussulo na Província de Luanda, no Município de Belas. Ela encontra-se entre as latitudes 8º.50 e 9º e as Longitudes 13º.00 e 13º. 04, com uma área estimada em 152Km2.

Este tem como objectivo garantir a preservação e proteção das aves aquáticas e seu habitat. É proibida qualquer actividade humana, contudo, pode ser permitido trabalhos de âmbito científicos. Em termo potencial, podemos encontramos várias espécies é uma zona de desova e reprodução.


Em geral a maior parte das pressões são causadas pelas as actividades antropogénicas, à ocupação de terras, colheita de Mabangas e acumulação do lixo doméstico. O INBC tem realizado visitas periódicas no sentido de monitorar a biodiversidade local, fiscalizar e sensibilizar as comunidades que se estalam na área.


A Reserva Integral do Ilhéu dos Pássaros em termo de Infraestruturas foi construído um observatório de aves financiado através do Projeto de monitorização de aves aquáticas. Infelizmente a mesma foi vandalizada pelos populares que frequentam a zona